quarta-feira, 20 de abril de 2016

Se despe e se agarra no que realmente importa

O Peru foi nosso destino final na primeira etapa do Projeto Rekombinando, a chegada a Lima carregava muita expectativa, pois lá íamos encontrar velhos amigos dos professors e reviver suas histórias. De Arica à Lima cruzamos por penhascos beirando o Pacífico e vimos nos baixos dos vales o verde da natureza aos poucos ganhando espaço no meio das áridas terras vermelhas.
A Lela retornou por uns dias para o Brasil, pois esta parte era muito incerta para nós e achamos mais seguro fazer sem ela. No lugar da nossa pequena ganhamos uma companheira cheia de sabedoria e alegria, a carioca que tem a Escuela de Surf Akua em Arica - Renée -  que foi na Kombi até Punta Hermosa.
Foram dias intensos de estrada, poucas ondas nos acompanhavam pelo caminho; então seguíamos dirigindo, atentas caso avistássemos alguma formação que valesse a queda. A estrada se afastou do mar e nos levou a Nazca, onde conhecemos uma cultura mais densa peruana com o artesanato mais expressivo e os mistérios das linhas feitas no período Pré-Inca.
A última parada antes de chegarmos aos arredores de Lima foi Paracas, uma reserva natural com 335.000 hectares, dividido em 35% de deserto de terra e 65% de água. Ficamos tão impactadas com a grandiosidade do lugar que dedicamos um dia a mais para explora-lo. Lá o milagre do surf não se deu pelas ondas, mas sim, por estarmos no mar e vivenciar um momento único: milhares de pássaros sobrevoavam em nossas cabeças. Eles formavam círculos no céu e começavam a voar em redemoinho e quando todos estavam em sincronia, despencavam como se fossem agulhas para uma pesca precisa. E nós ali, no meio do espetáculo.
Paracas nos deixou desnudas, tirou qualquer coisa que nos separasse da existência humana em meio a natureza, fez cair nossas amarras, e deixou que a luz da pureza do simples brotasse em nós. Foi um momento de busca por se despir das coisas loucas que a sociedade impõe.

























Texto Christie Meditsch
Fotos Tz Jamur e Marcio Machado











Nenhum comentário:

Postar um comentário