segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Por La Carretera. Atacama

   Saímos de ConCon  com o coração cheio, pelos amigos que fizemos e pelas ações que lá realizamos. Percebemos que as crianças do Chile são bem ativas, intensas, fortes, confiantes, entusiasmadas e alegres. Possuem um olhar curioso e uma vontade de aprender e experimentar sem medo. 
O caminho até a nossa próxima parada para oficinas – em Arica – foi “desbundante” como descreve o Neco, um dos professors, em seu diário. Passamos por um pequeno paraíso chamado Totorarillo, uma ponta dentro do mar, com água esverdeada e areia branca. 
   Lá acampamos e surfamos boas ondas, tanto esquerdas como direitas.Conversei com uma avó que também acampava e ouvi um relato que gostei muito. De que seu filho fazia questão que todos passassem as férias no camping, para que a única coisa conectada fosse a família, um momento para que eles pudessem se curtir e estar juntos.
   Depois partimos para a região de Atacama, as vegetações deram espaço à enormes dunas de areia vermelha, a água ficou escassa e a      paisagem minimalista. Nessa região o sol é diário, intenso e não dá espaço para chuvas. 
Com uma naturalidade necessária, a maioria das casa possui painéis solares como fonte de energia e usa a água de forma muito racionada, como um bem precioso.  
  Ficamos em Bahia Inglesa em uma casinha e surfamos Pulpo, uma boa direita em cima das pedras. Ficamos ali dois dias e partimos para um hostel em Porto Fino, onde pegamos ondas mais cavadas e maiores. Depois de 3 dias fomos em direção de Arica, acampamos em Rio Loa, uma praia deserta no meio do caminho, onde celebramos a nossa viagem com uma fogueira e violão.
   Passamos por Iquique, porém não demos sorte de pegar boas ondas. Na falta de ondas, nos juntamos com a Vertical Surf Shop e montamos no calçadão um tubo com uma lona azul para ser “surfado” de skate. Chamamos a criançada e a diversão foi tanta quanto a de dentro d’água.
  Também conhecemos a escola de surf Academia de Surf de Bellavista que nos contou que a região foi transformada pelo esporte, que levou uma “buena onda”, como dizem, para o lugar que antes era vandalizado. Acabou acontecendo um grafite em um muro na beira do mar de forma muito solta e espontânea com os alunos da escola conforme iam saindo do mar.
   Pela falta de ondas nos mandamos logo para Arica, chegamos lá e encontramos uma onda toda cheia de misticismos e ressalvas, El Gringo. Uma onda tubular perfeita que quebra em cima de pedras, bem rasa. Mas aí é outra história, que iremos contar logo mais...
Fotos Tz Jamur e Márcio Machado
Texto Christie MeditsCh   
 






   

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário