segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

"Sonho que se sonha junto é realidade"

O projeto Rekombinando foi feito a três mãos, pensado por três cabeças, sonhado e desejado por três corações. Antonia, Christie e Cissa,  três mulheres, amigas, surfistas, amantes do mar e das experiências que a vida traz. Criamos este projeto inspiradas pela viagem de quatro amigos, que no ano 1976 foram de Kombi de Porto Alegre à Califórnia. Até hoje seguem surfando juntos, espalhando alegria e histórias incríveis por  onde passam. Um deles é o pai da Antonia e nós chamamos eles de “professors”, pois com sua maneira de ver a vida nos ensinam muito. Decidimos então refazer a viagem dele e ver o que a América Latina guarda para nós, 40 anos depois.
                Passamos quatro anos planejando o Rekombinando, procuramos uma quarta integrante que quisesse nos acompanhar nesta aventura, mas sempre acabávamos nós três acreditando neste sonho que parecia maluco, até que a Cissa engravidou e deu a luz a quarta integrante, a Gabriela. Desde o início sabíamos que o Rekombi teria um objetivo social, pedagógico e de integração cultural. Nós três trabalhamos com projetos educacionais ligados a arte,  surf e conscientização ambiental, este é o tripé do Rekombinando. A nossa Kombi é um ateliê  itinerante, um lugarzinho onde podemos sonhar, criar e viajar por aí oferecendo oficinas e as mais diversas experiências para as crianças no caminho.
No dia 29 de dezembro de 2016 partimos de Porto Alegre para realizar a primeira perna do Rekombinando, até o Peru. O nosso propósito é levar o conhecimento que temos para as crianças da América Latina, como já fazemos no Brasil. Além disso vamos revisitar os lugares, amigos e histórias que tanto ouvimos os “professors” falar e encontrar os tesouros deixados por eles no caminho.
                Esta experiência vai se transformar em um documentário e um livro (que será distribuído para as crianças no Brasil), conectando as crianças do Pacifico com o Atlântico e levando um pouco das histórias da América Latina para os pequenos do nosso pais. No percurso vamos relatando a viajem e nossas percepções através deste blog, da página do Facebook e Instagram, dos relatos para a Radio Graviola e de uma websérie.
Muito trabalho foi dedicado para o Rekombinando se tornar real. Inscrevemos o projeto na Lei Rouanet, para habilitar a realização do documentário através da Lei de Incentivo à Cultura, que permite que empresas de lucro real apoiem projetos deduzindo 4% de seus impostos. Conversamos bastante com os “professors” sobre a viagem, orçamos todos os custos e fizemos o planejamento da viagem e das oficinas. Sabemos que realizar um documentário na estrada depende de muito envolvimento, e fazer uma viagem deste porte com uma pequena de dois anos, como a Léla requer preparo e  segurança .
Como ainda não conseguimos financiamento decidimos abrir o caminho e fazer a primeira etapa da viagem com recursos próprios. Tivemos o apoio da família da Cissa para adquirir a Kombi e o trabalho de muita gente que se envolveu com o projeto. A Christie fez a arte da Kombica e a Cissa cuidou do projeto das adaptações para ela virar um ateliê itinerante. O Enio da Cia do Fusca nos apoiou com toda a mão de obra e conhecimento para realizar a transformação da Kombi, a Tok e Stok forneceu produtos para deixar ela linda por dentro, a Braxin nos deu um super desconto em um painel solar que nos  garante ter energia na Kombi, a Suport nos deu um piso emborrachado igualzinho à madeira que ficou prático e aconchegante.
O Thomaz nosso cinegrafista, parceiro desde o início, topou iniciar o projeto mesmo com pouco recurso, o Márcio na produção, nas trilhas e no suporte às filmagens e o Rubens disponibilizou seu carro  para ir como carro de apoio, além de ajudar muito com a parte logística especialmente no que se trata da segurança da pequena Léla, que também é sua filhinha! Tivemos também parceria dos meninos do Surfari no desenvolvimento do roteiro, um super trabalho caprichado, que está nos ajudando muito a direcionar a captação das imagens!

Alguns “mimos” especiais deram ainda mais alegria para o nosso projeto: as meninas da Simba apoiaram com maiôs lindos para gente entrar na água, a Soul Floripa presenteou a Léla com uma roupinha muito fofa, a Uhul nos deu um biquíni super e confortável para surfar.  
Isso sem falar de todos familiares, amigos e pessoas que fomos conhecendo nesta trajetória, que nos deram dicas, palavras de incentivo e muita ajuda na logística e configuração deste projeto. E é GRACIAS a todos que agora estamos na estrada, neste momento saindo de Santiago em direção a Pichilemu, aonde a Kombica se encontrará pela primeira vez com o Oceano Pacifico.
Um sonho para tornar-se realidade leva um pouco da medida de cada um,  da coragem de cada um,  da entrega,  do talento, da visão e da superação do medo de sonhar de cada um.

E isso tudo começou lá em 1976... mas, a partir de agora o vem pela frente é uma nova experiência!


                                
texto: Antonia Wallig
Fotos: Thomaz Crocco

4 comentários:

  1. Sigam em frente, com a proteção de Pacha Mama. Sigam em frente, protegendo Pacha Mama.JGL

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, gurias, sorte, saúde e muita energia para trilhar esse sonho!

    ResponderExcluir
  3. Vocês estão realizando o sonho de muitas jovens da minha época, aproveitem, que todos os caminhos tragam um aprendizado e tirem muitas fotos. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Boa viagem! Espero que tenham muitos posts e fotos! :D

    ResponderExcluir